8 de maio de 2014
Morre o cantor Jair Rodrigues 75 anos
A música brasileira perdeu um de seus maiores intérpretes: o cantor Jair Rodrigues. Ele morreu hoje, no município de Cotia, na Grande São Paulo. Jair tinha 75 anos. Segundo a família, ele foi dormir normalmente ontem à noite, mas hoje foi encontrado morto em casa.
Pode ter sido um mal súbito, mas até o final desta edição nada tinha sido divulgado oficialmente. Conhecido pelo seu jeitão bem humorado e muito querido pelo público, Jair Rodrigues tinha dois filhos, os também cantores Luciana Mello e Jair Oliveira.
Jair Rodrigues era muito querido pelos fãs. Ele emprestou a sua alegria para a música brasileira. Ele nasceu no interior de São Paulo, em 1939. Costumava dizer que tinha feito de tudo. Foi engraxate, mecânico, pedreiro, alfaiate, mas gostava mesmo era de cantar.
Começou na década de 50, em São Carlos. Há cinco anos ele voltou à cidade para gravar um documentário sobre os cinquenta anos de carreira. No fim da década de 50 foi tentar a sorte em São Paulo e deu certo.
Jair participou de um programa de calouros e ficou em primeiro lugar. Foi crooner, cantor da noite e em 64 lançou seu primeiro disco. Ficou mais conhecido quando gravou “Deixa isso pra lá”, uma música que ajudou a marcar para sempre o estilo agitado e bem humorado do cantor.
Foi parceiro de Elis Regina. O disco “Dois na Bossa" lançado em 65 fez tanto sucesso que a dupla foi convidada pra apresentar um dos primeiros programas musicais da TV brasileira: O Fino da Bossa, da TV Record.
Jair é um dos músicos brasileiros mais conhecidos do mundo. Com a morte dele, a música brasileira está menos espontânea, menos divertida. Ele deu alegria e soube valorizar cada música que interpretou.
